Pedido de Nacionalidade Portuguesa para Judeus Sefarditas
Luciano Lopes 0

Pedido de Nacionalidade Portuguesa para Judeus Sefarditas

18 people have signed this petition. Add your name now!
Luciano Lopes 0 Comments
18 people have signed. Add your voice!
18%
Maxine K. signed just now
Adam B. signed just now

Estivemos em solo português antes mesmo da formação na nação. Estivemos, nos bons e maus momentos. Estivemos na formação da Última Flor do Lácio. Em grandes e pequenas cidades, vilas e aldeias. No Continente ou nas Ilhas. Estivemos em Sagres, com os mestres José Vizinho e Abraão Zacuto. A Alheira, marca hebréia de fama internacional, tranformados em linguíça de fumeiro por nossas avós, para colocar na Adafina, antes do Sabá. Compartilhamos a história e estórias de Portugal durante séculos e séculos.

Tivemos que sair, muitos com as chaves à mão, pensando em voltar. A grande Inquisição nos levou para as colónias, para os confins do mundo, para os confins das almas de cada um. Saímos, mas levamos a língua, falada pela vasta maioria até a Segunda Guerra. Levamos as receitas, os nomes e sobrenomes. A honra e experiências, compartilhados com nosso amigos cristãos e muçulmanos, numa Idade de Ouro que jamais repetiu-se desde então.

Por onde andamos, até o presente dia, chamamo-nos Judeus Portugueses.  Somos sefarditas, de nacionalidades diversas, profissões e visões. Somos a Nação dos Judeus Portugueses.

Levamos em nosso sangue, a mistura da terra, da água, dos aromas lusitanos. Nossos pés têm a marca dos pés de nossos antepassados, que caminharam às ruas de Lisboa, Bragança, Leiria, Covilhã, Porto, Braga, Coimbra, Mértola, São Muguel dos Açores, Funchal, Guarda, Évora e tantas outras localidades, que resoam em nossos nomes e nossa memória.

Hoje, orgulhosos de quem somos, viemos pedir que os laços com Portugal, sejam mais que históricos e nostálgicos. Não revisitando um passado cheio de dores e sofrimentos, pelos quais também passaram milhares de não-judeus. Porém com o espírito aberto, para replantar a árvore da vida, a vida pura e simples e de recordações das maravilhas de nossa terra ancestral. 

O pedido de nacionalidade lusa, não é uma reparação ou mesmo om termo de vingança contra quem quer que seja. É tão somente um singelo pedido de uma grande abraço entre nossa pátria ancestral e nós. Um pedido para que a nostagia perca um pouco, a razão de ser. Para Portugal volte a ser o que por natureza sempre foi: uma nação na qual todos, independentes de seus credos, vivam em irmandade e por um sentido comum de que todos sejam agraciados com o melhor que cada um pode oferecer.

Um grande abraço caloroso, depois de um noite de intensos pesadelos, um afeto mútuo e duradoiro.

Nosso mais sincero querer ao nosso querido Portugal.


Links


Share for Success

Comment

18

Signatures

contribute iPetitions
iPetitions is powered by everyday people — not corporations. With nearly 50 million signatures, we've helped spark change in local communities across the globe. We don't take corporate money. We rely on people like you.
Support iPetitions. Help keep us independent and make real change. Help us stay independent. Every dollar helps.
Processed by Paypal and Stripe.
Enter your details on the next page
iPetitions is powered by everyday people — not corporations. With nearly 50 million signatures, we've helped spark change in local communities across the globe. We don't take corporate money. We rely on people like you.