Luta contra a Pirataria
Nuno Pereira 0

Luta contra a Pirataria

344 people have signed this petition. Add your name now!
Nuno Pereira 0 Comments
344 people have signed. Add your voice!
69%
Maxine K. signed just now
Adam B. signed just now

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, O desenvolvimento da Internet tem sido, e ainda bem, verdadeiramente galopante de ano para ano. No entanto, as leis do nosso País não têm conseguido acompanhar a velocidade deste desenvolvimento pelo que com a disseminação da banda larga e com a oferta de tráfego ilimitado a partilha ilegal de ficheiros protegidos pela Lei dos Direitos de Autor tem sido cada vez mais facilitada e mesmo incentivada (recorde-se a campanha publicitária da "Vodafone" que tinha o slogan "Download de Filmes a uma Velocidade Impressionante"). O sentimento de impunidade deste tipo de crime é generalizada e a muito reduzida censura social do mesmo tornaram o acto de descarregar músicas ou filmes de forma ilegal em algo tão normal como enviar um vulgar E-Mail. O que as pessoas não percebem é que a Pirataria tem mesmo vítimas, pessoas de carne e osso, famílias que dependem do mercado de entretenimento para a sua subsistência. Se reparar, as discotecas (entenda-se lojas que vendem exclusivamente Cds de música) já foram aniquiladas, em 5 anos desapareceram cerca de 30% dos Vídeo Clubes deste País e a tendência é para piorar. Basta olhar para os números para perceber que os cinemas portugueses têm vindo a ter cada vez menos espectadores, que o mercado de aluguer de videogramas desce de ano para ano mas que, em contra partida o download de "torrents" cresce de forma avassaladora. Algo tem que ser feito de forma urgente sob pena de estarmos a criar no mundo cibernético um universo à parte sem lei nem grei, um verdadeiro Far-West onde tudo é permitido, de estarmos a lançar para o desemprego milhares de pessoas e de arruinarmos centenas de pequenas e micro empresas. Assim, esta Petição visa apelar aos nossos deputados que tomem medidas próximas daquelas que estão a ser executadas em França com o famoso “Acordo Olivennes”, onde aqueles que fazem, de forma repetida e reiterada, downloads ilegais vêem a sua ligação à Internet cortada e o seu nome numa “lista negra” de forma a que não possam restabelecer a ligação contratando com outro fornecedor de Internet. Apesar da França do Sr. Sarkozy estar na linha da frente, a verdade é que vários Países já mostraram vontade em seguir o exemplo, como o Reino Unido, a Austrália, Alemanha, Finlândia e mesmo o Japão. A forma como uma sociedade rejeita a pirataria é o espelho da sua saúde civilizacional pelo que Portugal tem que demonstrar que está lado a lado com os mais desenvolvidos. Para mais tem que ser dada uma mensagem forte a toda uma nova geração que já cresceu ao “som” da Internet e que acredita que a obra intelectual é fruto do ar e que não tem qualquer valor monetário, uma geração que ainda não aprendeu a dar valor e a recompensar aqueles que lhes proporcionam emoção e que lhes vão preenchendo os MP3 com a banda sonora da vida deles. NOTA - O SEU N.º DE BILHETE DE IDENTIDADE NÃO FICARÁ VISIVEL NA INTERNET.

Sponsor

Nuno Pereira
Share for Success

Comment

344

Signatures

contribute iPetitions
iPetitions is powered by everyday people — not corporations. With nearly 50 million signatures, we've helped spark change in local communities across the globe. We don't take corporate money. We rely on people like you.
Support iPetitions. Help keep us independent and make real change. Help us stay independent. Every dollar helps.
Processed by Paypal and Stripe.
Enter your details on the next page
iPetitions is powered by everyday people — not corporations. With nearly 50 million signatures, we've helped spark change in local communities across the globe. We don't take corporate money. We rely on people like you.