Pular para o conteúdo principal

O Exploratório está a salvo. Vencemos esta luta juntos e a ciência continua em Coimbra.

Maio 2, 2015

Em Defesa do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra

Em Defesa do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra

🏆 Vitória — 502 apoiadores(as) Verificado

Total final de apoiadores(as)

M
Maria d.
A
Augusto R.
J
Joaquina
C
Cândida M.
F
Filipa O.
I
Inês A.
A
Ana F.
C
Catarina M.
N
Nuno M.
S
Simona P.
+492 mais
CM
Iniciada por Catarina Martins 11 anos, 5 meses ago

Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra

Exmo. Senhor Presidente da Câmara de Coimbra

Exma. Senhora Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Exmo. Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra

Exmo. Senhor Presidente da Associação Comercial e Industrial de Coimbra
Exmo. Senhor Diretor do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro
Exmo. Senhor Presidente do Clube de Empresários de Coimbra
Exmo. Senhor Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Exma. Senhora Presidente da Fundação Bissaya Barreto
Exma. Senhora Diretora do Instituto Pedro Nunes
Exmo. Senhor Diretor do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
Exmo. Senhor Diretor da Plátano Editora

Em Defesa do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra

Dirigimos esta petição a todas as entidades associadas do Exploratório Ciência Viva para manifestar o nosso mais vivo e profundo apreço pela qualidade do trabalho realizado neste centro em prol da divulgação e da educação pela ciência. Enquanto visitantes e frequentadores, beneficiadores de cursos de formação, participantes em atividades educativas, conferências ou outras, de todas as idades e de todas as regiões do país, não podemos deixar de elogiar quer as exposições, quer todo o tipo de iniciativas levadas a cabo pela direção em funções, a qual, desde a fundação do Centro, com abnegação, de forma totalmente benévola, com uma dedicação a todos os títulos excecional, colocou a cidade de Coimbra no mais alto nível dos centros de ciência europeu, sendo pioneira a nível nacional.

É com grande ansiedade que, há mais de um ano, aguardamos a possibilidade de visitar o segundo edifício do Exploratório, no qual, como foi anunciado, está pronta uma exposição inédita, concebida originalmente pela equipa do Exploratório, e realizada na quase totalidade nas oficinas do Centro – o que constitui uma mais-valia inédita no plano nacional e muito rara no plano internacional, potenciadora de criatividade e de desenvolvimento de competências no âmbito da tecnologia e da divulgação de ciência. Uma mais-valia que a cidade de Coimbra, a Universidade e até o país deveriam potenciar, e nunca subestimar.

Por estas razões, foi com muito espanto que lemos na imprensa nacional e local notícias que suscitam interrogações relativamente a processos políticos pouco transparentes relativos ao Exploratório e relacionados, nomeadamente, com a intenção apressada e forçada de afastamento da direção em funções, a despeito de 20 anos de trabalho exemplar e a poucos meses de terminar o seu mandato – o que nos parece de todo incompreensível, indigno e injusto.

Vimos, com esta petição, solicitar aos associados do Exploratório o esclarecimento cabal desta situação, bem como o empenhamento de todas as entidades associadas para que seja possível a abertura do segundo edifício do Exploratório, com a maior brevidade, para que o público da cidade e o público escolar venha finalmente a desfrutar de uma estrutura que há muito devia estar em pleno funcionamento. Consideramos que a direção que concebeu e executou este imenso projeto deve ter o direito de inaugurá-lo, enquanto fruto do seu trabalho, antes de cessar funções, sendo dever de todos, até por gratidão, garantir que assim seja. Qualquer outra solução constituiria uma enorme injustiça.

14 de Abril de 2015

J. Norberto Pires

Catarina Martins

Atualizações

Alcançou 500 apoiadores

Abril 20, 2015

Abril 19, 2015

Moving fast toward 500 signatures. Keep the momentum going until we hit that target.

Alcançou 100 apoiadores

Abril 15, 2015

61 Comments

M
Mariana J. S. Teles Alface
11 years ago Featured

Abertura do segundo edifício do Exploratório, com a maior brevidade, para que o público da cidade e o público escolar venha finalmente a desfrutar de uma estrutura que há muito devia estar em pleno funcionamento.

J
José Otero, Departamento de Física, Universidad de Alcalá, Espanha
11 years ago Featured

MI apoyo y admiración por el trabajo hecho en el Exploratorio durante estos años y en especial por la labor de la Dra. Caldeira

S
sara sofia pereiro
11 years ago Featured

o exploratório é um local que pode ajudar muitas pessoas( alunos ou não) a compreender melhor situações que acontecem e matérias dadas na escola

P
Paula Alexandra Geraldes Portugal
11 years ago Featured

Indigno ! Muito obrigada Professor Vítor Gil por tudo o que tem pelo EXPLORATÓRIO. O mínimo do bom senso é que deixem esta equipa ser a anfitriã da inauguração, tendo o prazer de receber na "sua casa" todos os que se deixaram cativar por um projeto concebido e excelentemente desenvolvido por esta equipa.

I
Isabel Maria da Costa Figo Luciano
11 years ago Featured

O Exploratório e a sua direcção têm feito um trabalho notável na divulgação da ciência, junto do público mais jovem e do público em geral. A direcção e ostrabalhores merecem-me toda a consideração. Não é aceotável que as autoridades parceiras neste Projecto o deixem morrer ou servir-se dele com intuitos poucos transparentes,

S
Serafim Duarte
11 years ago Featured

Coimbra tem mais encanto quando o interesse público se sobrepõe à pequena política dos interesses partidários.

C
Catarina Maia
11 years ago

[email protected]

M
Margarida Paiva Oliveira
11 years ago

Pelo dever de corresponder a uma amizade sempre viva, pela qualidade do trabalho demonstrado ao longo de tantos anos não posso deixar de expressar a toda esta equipa o meu maior apreço e reafirmar aos Professores Doutores Vítor Gil e Helena Caldeira o meu reconhecimento, cumplicidade e amizade