CARTA DO MOVIMENTO CULTURAL CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS E EM FAVOR DO LIVRE ACESSO A CULTURA
Alexandre Santos 0

CARTA DO MOVIMENTO CULTURAL CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS E EM FAVOR DO LIVRE ACESSO A CULTURA

34 people have signed this petition. Add your name now!
Alexandre Santos 0 Comments
34 people have signed. Add your voice!
34%
Maxine K. signed just now
Adam B. signed just now

O acesso a cultura é um direito inalienável do indivíduo e o acesso aos bens culturais produzidos e distribuídos na cidade deve também fazer parte de uma política pública de cultura. Hoje, nas grandes cidades, o pensamento em torno das políticas culturais extrapola o mero financiamento, e se dedicam também a outras políticas públicas que levem a uma efetiva democratização do acesso e estes bens. Na cidade do Recife, por exemplo, aos domingos, todos os usuários têm direito a meia-passagem, sem restrição. Em outras cidades do país, como Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), o Passe Livre para estudantes e aposentados já é uma realidade.

A cultura desempenha um papel fundamental na formação da sociedade, e principalmente da juventude. O acesso a cultura é definidor no processo de formação da “identidade cultural”, pois tanto restringe quanto amplia os horizontes para uma formação cultural de qualidade, heterogênea e libertadora. De nada adianta uma cena cultural em que produtores e artistas se empenham para produzir aquilo que há de mais rico na cidade, a sua cultura, se para o público não há condições viáveis de se ter acesso a tais bens culturais. De nada adianta a cultura pública e gratuita se o público é privado do seu acesso. O artista não é nada sem seu público. 

Hoje, o custo com o transporte público chega a ser o terceiro maior gasto no orçamento das famílias brasileiras (IBGE, 2007). A cada aumento, fica mais difícil para o/a trabalhador(a) sustentar dignamente sua família. O transporte, assim como a cultura, é um direito, e não apenas um serviço. É, portanto, um direito que garante outros direitos. E é com esse entendimento que nos colocamos em apoio ao movimento que hoje se ergue e se mantém em luta contra o aumento das passagens em João Pessoa. A exemplo de Campina Grande, cidade onde o aumento também chegou a R$ 2,10, e onde diversos movimentos populares também pressionaram e conquistaram a redução da tarifa.

Historicamente, o Movimento Estudantil, bem como outros (Mov. Negro, LGBT, Mulheres, etc.), têm forte ligação e atuação na área cultural da cidade. Tais contribuições se traduzem na organização de festivais, de espaços de debate sobre a cultura da Paraíba, em reivindicações políticas que pautam a cultura como instrumento de formação e transformação social. Agora, o Movimento Cultural da Paraíba, a partir de entidades, grupos e indivíduos envolvidos com a cultura do Estado e que assinam esta carta, também se faz solidário as lutas travadas por estes estudantes e trabalhadores, por acreditarmos no papel social da arte e na responsabilidade do artista para com a sociedade.

Os agentes da cultura na cidade – produtores, comunicadores, artistas e o próprio público – entendem bem as dificuldades de se manter a efervescência do cenário cultural da cidade, onde, na maioria das vezes, é preciso ser, de fato, um guerrilheiro. Por isso, acreditamos e defendemos a CULTURA LIVRE, a cultura sem amarras, que só conquistaremos quando avançarmos sobre o acesso democrático aos bens culturais produzidos e oferecidos na cidade. 

Ainda nos posicionamos contrários aos acontecimentos ocorridos no dia 12 de janeiro, onde manifestantes contra o aumento das passagens foram agredidos, num ato de extrema intolerância. Somos a favor da liberdade de expressão e da livre manifestação do pensamento, por isso acreditamos que João Pessoa precisa avançar rumo a uma CULTURA DA PAZ, onde cada cidadão e cidadã possa expressar suas idéias e fazer valer a sua voz. 

As/os que assinam esta nota são solidárias/os às/aos estudantes e trabalhadoras/es em luta CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS e por um amplo debate acerca da política de transporte público envolvendo o conjunto da sociedade pessoense.


Visitar: www.contraoaumentojp.org

Links

http://www.contraoaumentojp.org
Share for Success

Comment

34

Signatures

contribute iPetitions
iPetitions is powered by everyday people — not corporations. With nearly 50 million signatures, we've helped spark change in local communities across the globe. We don't take corporate money. We rely on people like you.
Support iPetitions. Help keep us independent and make real change. Help us stay independent. Every dollar helps.
Processed by Paypal and Stripe.
Enter your details on the next page
iPetitions is powered by everyday people — not corporations. With nearly 50 million signatures, we've helped spark change in local communities across the globe. We don't take corporate money. We rely on people like you.