Candidatos a Eleições
Ricardo da Cunha Reis 0

Candidatos a Eleições

10 people have signed this petition. Add your name now!
Ricardo da Cunha Reis 0 Comments
10 people have signed. Add your voice!
10%
Maxine K. signed just now
Adam B. signed just now

Ex.mos Senhores(as) Deputados(as) da Assembleia da Republica: No momento actual de eleições, foi dito por um prestigiado ex-politico nacional o seguinte, e sito: - "...considero uma vergonha para a democracia e uma atitude chocante para o comum dos cidadãos que políticos acusados, pronunciados ou condenados judicialmente por crimes graves - como corrupção - possam impunemente ser candidatos a eleições. Acho que um político - autarca, deputado ou governante - acusado, pronunciado ou condenado por crimes especialmente graves - como corrupção, peculato ou fraude fiscal, por exemplo - está fortemente diminuído na sua autoridade, na sua credibilidade e nas condições para o exercício de um cargo político, comprometendo, assim, o prestígio da política e a imagem das instituições. Nestes casos a lei devia consagrar frontalmente uma inelegibilidade, ou seja, devia impedir que políticos nestas situações pudessem candidatar-se a eleições. Fazer isto seria um acto da mais elementar decência política. Como dizia Sá Carneiro, a política sem ética é uma vergonha. É isto também o que eu penso. Mais do que isso. Defender a ética na política foi o que eu próprio fiz. Recordo que em 2005 afastei alguns candidatos do meu partido a presidentes de Câmara, mesmo sabendo que perderia algumas autarquias. A verdade é que o poder pelo poder não serve para nada e há que ter princípios e convicções, sendo que às vezes é preciso correr o risco de perder uma eleição para afirmar uma linha política de seriedade e de credibilidade. Há mais de três anos que a Assembleia da República tem em seu poder um projecto de lei consagrando a inelegibilidade de candidatos a contas com acusações ou condenações judiciais especialmente graves. O que é grave é que esse projecto foi aprovado na generalidade, por unanimidade. Por todos os partidos sem excepção. Porém, na hora da verdade, não houve coragem para avançar. O Parlamento fechou as portas e o projecto ficou na gaveta. Considero uma omissão grave, deliberada e escandalosa. Os partidos falam muito de verdade, transparência e credibilidade, mas na hora de decidir unem-se para mandar às urtigas estes princípios". Pelo exposto, vimos solicitar, que o referido projecto de lei, aparentemente, aprovado na generalidade, seja promulgado e publicado com a maior urgência para bem da Democracia, Valores, Ética e Responsabilidade. Os Peticionários,

Sponsor

http://www.ipetitions.com/petition/candidatos/index.html

Links

http://www.ipetitions.com/petition/candidatos/index.html
Share for Success

Comment

10

Signatures

contribute iPetitions
iPetitions is powered by everyday people — not corporations. With nearly 50 million signatures, we've helped spark change in local communities across the globe. We don't take corporate money. We rely on people like you.
Support iPetitions. Help keep us independent and make real change. Help us stay independent. Every dollar helps.
Processed by Paypal and Stripe.
Enter your details on the next page
iPetitions is powered by everyday people — not corporations. With nearly 50 million signatures, we've helped spark change in local communities across the globe. We don't take corporate money. We rely on people like you.