propor.org - Conferência Internacional sobre Processamento Computacional da Língua Portuguesa 0

Apelo sobre IA para a Língua Portuguesa

Show your support by signing this petition now
propor.org - Conferência Internacional sobre Processamento Computacional da Língua Portuguesa 0 Comments
0 people have signed. Add your voice!
0%

Apelo

pelos investigadores científicos sobre

Inteligência Artificial e Tecnologia da Língua Portuguesa


A comunidade científica que se dedica à investigação sobre a Inteligência Artificial (IA) e Tecnologia da língua portuguesa reúne-se, desde há 30 anos, ano sim ano não, alternadamente em Portugal e no Brasil, na conferência científica internacional PROPOR (propor.org).

Esta comunidade esteve reunida entre 13 e 15 de março de 2024, pela primeira vez na Galiza, no PROPOR2024 – 16ª Conferência Internacional sobre o Processamento Computacional do Português, e torna público o presente apelo.

Em consequência do progresso da IA, e da Tecnologia da Linguagem em particular, encontramo-nos perante as promessas e os desafios inéditos de uma transformação civilizacional induzida por um choque tecnológico de alcance nunca antes experimentado.

Nenhuma área da atividade humana ficará imune a este choque tecnológico. Ainda menos ficará o próprio objeto da sua inquirição científica, as línguas naturais.

Tal como com qualquer outra língua, a utilização da língua portuguesa virá em breve a ser feita através de permanente intermediação tecnológica. Se essa intermediação continuar assegurada apenas por um pequeno número de gigantes tecnológicas, essa dependência afunilada induzirá riscos e limitações inéditos à comunicação entre falantes, à cidadania digital e à autonomia cultural.

Tomando inspiração na resposta já a ser avançada para outras línguas em outras geografias, para mitigar estes riscos, apelamos às autoridades que desenhem e coloquem em prática um plano de preparação tecnológica da língua portuguesa para a era da Inteligência Artificial, com o apoio informado da comunidade científica especialista nesta área. Para a democratização desta tecnologia, é vital um plano que favoreça o desenvolvimento e o acesso aberto a soluções em código aberto para a tecnologia da língua portuguesa, observando-se as devidas regulamentações.

O desenho do plano deverá tirar partido da projeção internacional do português como língua global multicêntrica e da sua convivência com outras línguas no espaço ibero-americano, africano e global, incluindo as línguas indígenas e o Galego, assim como os idiomas de fronteira e de intercâmbio.


Share for Success

Comment

Signature

No signatures yet. Be the first one!