Luciano Lopes 0

Pedido de Nacionalidade Portuguesa para Judeus Sefarditas

18 people have signed this petition. Add your name now!
Luciano Lopes 0 Comments
18 people have signed. Add your voice!
18%
Maxine K. signed just now
Adam B. signed just now

Estivemos em solo português antes mesmo da formação na nação. Estivemos, nos bons e maus momentos. Estivemos na formação da Última Flor do Lácio. Em grandes e pequenas cidades, vilas e aldeias. No Continente ou nas Ilhas. Estivemos em Sagres, com os mestres José Vizinho e Abraão Zacuto. A Alheira, marca hebréia de fama internacional, tranformados em linguíça de fumeiro por nossas avós, para colocar na Adafina, antes do Sabá. Compartilhamos a história e estórias de Portugal durante séculos e séculos.

Tivemos que sair, muitos com as chaves à mão, pensando em voltar. A grande Inquisição nos levou para as colónias, para os confins do mundo, para os confins das almas de cada um. Saímos, mas levamos a língua, falada pela vasta maioria até a Segunda Guerra. Levamos as receitas, os nomes e sobrenomes. A honra e experiências, compartilhados com nosso amigos cristãos e muçulmanos, numa Idade de Ouro que jamais repetiu-se desde então.

Por onde andamos, até o presente dia, chamamo-nos Judeus Portugueses.  Somos sefarditas, de nacionalidades diversas, profissões e visões. Somos a Nação dos Judeus Portugueses.

Levamos em nosso sangue, a mistura da terra, da água, dos aromas lusitanos. Nossos pés têm a marca dos pés de nossos antepassados, que caminharam às ruas de Lisboa, Bragança, Leiria, Covilhã, Porto, Braga, Coimbra, Mértola, São Muguel dos Açores, Funchal, Guarda, Évora e tantas outras localidades, que resoam em nossos nomes e nossa memória.

Hoje, orgulhosos de quem somos, viemos pedir que os laços com Portugal, sejam mais que históricos e nostálgicos. Não revisitando um passado cheio de dores e sofrimentos, pelos quais também passaram milhares de não-judeus. Porém com o espírito aberto, para replantar a árvore da vida, a vida pura e simples e de recordações das maravilhas de nossa terra ancestral. 

O pedido de nacionalidade lusa, não é uma reparação ou mesmo om termo de vingança contra quem quer que seja. É tão somente um singelo pedido de uma grande abraço entre nossa pátria ancestral e nós. Um pedido para que a nostagia perca um pouco, a razão de ser. Para Portugal volte a ser o que por natureza sempre foi: uma nação na qual todos, independentes de seus credos, vivam em irmandade e por um sentido comum de que todos sejam agraciados com o melhor que cada um pode oferecer.

Um grande abraço caloroso, depois de um noite de intensos pesadelos, um afeto mútuo e duradoiro.

Nosso mais sincero querer ao nosso querido Portugal.


Links


Share for Success

Comment

18

Signatures